Você sabia que a metodologia de Ensino da Fimpact possui comprovação científica internacional?
Ao começar a ensinar com jogos, uma pergunta não saía da minha cabeça:
"Será que estamos realmente ensinando ou apenas brincando de ensinar?"
Será que os alunos estão aprendendo? Será que estariam aprendendo mais se eu estivesse ensinando da forma tradicional, explicando os conceitos e apresentando slides?
Essa faísca direcionou toda minha carreira acadêmica. Iniciamos um experimento com mais de 500 crianças e adolescentes de mais de 20 escolas do Rio Grande do Sul.
Uma parte dos alunos recebeu nossas aulas com metodologias ativas e jogos. A outra parte dos alunos continuou recebendo as aulas tradicionais expositivas.

A partir disso, criamos um questionário de Educação Financeira com questões validadas internacionalmente e recomendadas pela OCDE. Na sequência, utilizamos uma metodologia robusta de avaliação de impacto (Propensity Score Matching) para parear alunos similares (características pessoais e conhecimento prévio) dos dois grupos e isolar seu aprendizado oriundo das intervenções.

Os resultados deste estudo comprovaram que os alunos que tiveram aulas com jogos obtiveram resultados superiores em todos os quesitos da alfabetização financeira quando comparados com alunos que tiveram aulas tradicionais expositivas: Mais conhecimento, melhores comportamentos e melhores atitudes financeiras.
Os resultados deste estudo foram validados e publicados nos principais periódicos do Brasil e do mundo, atestando a robustez dos resultados obtidos. Você pode conferir os estudos na íntegra abaixo.

